pHmetria de 24 horas
- 21 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de set. de 2024

Imagem: pHmetria de 24 horas NUFIG Manometria Brasília - DF (traçado verde representando o refluxo ácido)
O que é? A pHmetria de 24 horas é um exame essencial para medir a acidez no esôfago, confirmando ou excluindo o diagnóstico de refluxo gastroesofágico, além de distúrbios funcionais como globus faríngeo, hipersensibilidade ao refluxo e pirose funcional.
Indicações: Este exame é indicado para pacientes com sintomas persistentes de refluxo, azia / queimação, tosse crônica, "bolo na garganta"(globus faríngeo) ou quando há dúvidas sobre o diagnóstico de refluxo.
Benefícios: Este exame oferece um monitoramento detalhado, permitindo identificar a frequência, a intensidade e o horário dos episódios de refluxo. Com resultados precisos, o exame possibilita um tratamento eficaz e personalizado para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Como é feito o exame? Durante a pHmetria de 24 horas, um fino cateter (1,9mm de diâmetro) é inserido pelo nariz até o esôfago, onde permanecerá por um dia, monitorando a acidez. O exame não causa dor e, sim, ele é bem tolerado pelo paciente; este pode seguir normalmente suas atividades diárias. Após 24 horas, o cateter é removido, e os dados coletados são analisados para um diagnóstico preciso.





Comentários