Manometria esofágica de alta resolução
- 21 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de set. de 2024

Imagem: Manometria esofágica de alta resolução NUFIG Manometria Brasilia - DF (acalásia tipo II)
O que é? A Manometria Esofágica é um exame essencial para diagnosticar distúrbios da motilidade esofágica com precisão, ajudando no tratamento de condições como a doença do refluxo gastroesofágico, acalásia e espasmo esofágico, além de síndromes pós-cirurgia do trato digestivo.
Indicações: Dificuldade para engolir, disfagia, impactação alimentar, refluxos constantes e dor torácica de origem não cardíaca.
Benefícios: A Manometria proporciona resultados rápidos e confiáveis, garantindo um diagnóstico correto e permitindo um tratamento mais direcionado e eficaz, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
Como é feito o exame? A Manometria Esofágica é um exame rápido e minimamente invasivo. Um cateter fino e flexível é inserido pelo nariz até o esôfago para medir a pressão e as contrações musculares durante a deglutição em goles de 5ml de água. O procedimento dura cerca de 30 minutos, é bem tolerado e não exige sedação ou anestesia. Após o exame, o paciente pode retomar suas atividades normais imediatamente.





Comentários